Henrique Steyer
Henrique Steyer

Bio

Henrique Steyer é um artista multifacetado natural de Porto Alegre, onde reside, e é formado em arquitetura e urbanismo, pós-graduado em imagem publicitária e pós-graduado em design estratégico pelo Politécnico de Milão.

Autor de livros e projetos de arte e arquitetura renomados, seus trabalhos já foram capa em mais de 35 países. Henrique responde também pela direção artística das produções fotográficas que ganharam notoriedade no mundo todo, da grife de móveis Florense, empresa para qual também desenha móveis e projeta lojas pelo Brasil.

Seu heterônimo mais conhecido é o imaginário Mark Gary Adams, persona criada por ele e pulverizada planeta afora. Utiliza de intervenções fotográficas para criar obras inusitadas e irreverentes. Suas séries mais conhecidas são “What If” e “Blind”, essa última onde “venda” estátuas clássicas para ressignificar o mundo aos seus olhos
sempre aliando o clássico ao contemporâneo.

Steyer aposta também em outra faceta: o desenho industrial. Suas coleções autorais saíram das pranchetas com forte acento arrojado, passeando por temas que mesclam patriotismo, erotismo, crítica social, crítica racial, política, poder e sincretismo religioso.

Usou a riqueza da nossa fauna para criar peças irreverentes, inusitadas e debochadas. Uma linha de tapetes com sua assinatura produzida no Irã, alia toda a tradição milenar da tapeçaria oriental com o arrojo do desenho brasileiro.  Além disso, Henrique assina linha de jóias, objetos, luminárias, quadros e até moda praia. Suas criações já conquistaram críticos nos quatro cantos do planeta.